segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Falta educação entre os selvagens

Felizmente, eu ainda me surpreendo com a falta de educação das pessoas.

Não importa o nível de escolaridade ou a classe social. A falta de educação está presente em todos os lugares.

Com os poderosos, não cansamos de presenciar aquela velha frase "você sabe com quem está falando?". Mas vai muito além disso.

O metrô é um lugar em que diversas faixas sociais se encontram e juntas protagonizam cenas horripilantes.

Quando o relógio marca 18h, todos se desesperam para voltar para casa. O metrô fica lotado de gente para entrar, mas também para sair.

Hoje vivi uma das cenas mais ridículas dos últimos tempos. Tive que gritar para conseguir sair do metrô. Não pense que a luta foi contra as pessoas que estavam no mesmo vagão que eu. Quando eu entrei, ou melhor, quando me empurraram para dentro do vagão, eu fui correndo para a porta, já que eu iria descer na próxima estação.

Fui o caminho todo grudado na porta para conseguir descer onde eu devia, mas quando cheguei à estação, as pessoas simplesmente não me deixaram sair.

Elas me empurraram para dentro do vagão sem entender que quando elas deixam os outros saírem, um novo espaço surge para elas.

Tive que gritar, esmurrar e dar cotoveladas para conseguir sair. O pior foi ouvir uma pessoa dizer "problema seu" quando eu falei que precisava sair.

Da mesma forma que todos temos direito de entrar no metrô, nós também temos direito de sair. Pagamos quase 3 reais para sermos esmagados. Neste momento me senti humilhado. As pessoas não têm o mínimo de respeito umas pelas outras.

Depois de praticamente apanhar e bater em uma briga entre animais irracionais, saí do metrô com os braços vermelhos e com a sensação de que realmente o caminho está errado. As pessoas estão perdendo a noção. Nossa cidade está virando uma selva.

Enquanto isso, eu penso: o que cobrar de uma sociedade que não espera uma pessoa sair do metrô para entrar, que não deixa a esquerda livre para circulação na escada rolante, que joga lixo na rua, que xinga e não respeita ninguém?

Ficamos estressados, ganhamos inimigos e sentimos ódio em situações ridículas e por causa de pessoas que não tem o mínimo de consciência.

O que nos resta é parar para pensar sobre nós mesmos. Será que estamos fazendo a nossa parte? É tão fácil cobrar sem olhar para si mesmo. O que conforta é pensar que colhemos o que plantamos, e por mais clichê que isso seja, e que gente lesa gera gente lesa, mas gentileza ainda gera gentileza.

2 comentários:

  1. Realmente temos que ficar ricos... essa vida de sardinha não dá mais não uhauhahua

    ResponderExcluir
  2. Vamos pro interior, minha gente? Não aguento mais!!!

    ResponderExcluir