quarta-feira, 4 de julho de 2007

A Diarista presta um "desserviço público"

Não sei como eu ainda perco tempo assistindo a esses programas.
Depois do que o seriado "A Diarista" da Tv Globo apresentou hoje, não há mais dúvidas de que a televisão pode sim prestar um "deserviço público".
Um dos personagens mais populares do seriado, Seu Figueirinha, interpretado por Sergio Loroza, apareceu diversas vezes durante o episódio deitado em uma maca de um hospital esperando para fazer o, temido pelos homens, exame de Toque. Com um pouco de humor, o personagem apareceu tranqüilo ao achar que quem faria o exame nele seria uma mulher e depois um anão, até que de repente surgiu na cena um ator grande e forte.
Depois disso outras cenas surgiram no seriado, deixando para o final do último bloco a conclusão da história do exame de Figueirinha.
Sentado em sua mesa, o personagem de Sergio Loroza conversava chorando com um amigo sobre o exame, quando chegou Marinete (a diarista interpretada por Claudia Rodrigues). Os dois perguntaram sobre o exame, Figueirinha afirmou que o médico havia ligado para ele ir buscar o resultado. Os outros dois personagens interrompiam a conversa rindo e Figueirinha chorava tentando concluir seu "drama". Foi aí que aconteceu o grande "deserviço público", Figueirinha chorou dizendo que o resultado do exame não tinha apresentado nenhuma irregularidade, mas que o médico não havia deixado nenhum bilhete para ele, nem seu telefone, nem seu endereço, demonstrando uma possível paixão pelo médico causada pelo exame de toque.

O Brasil ainda é um país machista e conseguir convencer um homem a fazer o exame de próstata é uma das coisas mais difíceis. Mesmo assim, a Rede Globo pareceu não se importar com este fato ao levar até seus telespectadores um episódio que reforça tudo aquilo que os homens temem. Qual o homem que depois de ver este episódio vai querer fazer este exame? Principalmente a maior parte do público masculino deste programa. Homens da classe C com idade entre 25 e 49 anos.

Agora a Rede Globo deveria exibir no mesmo dia e horário deste seriado uma informação importante, lembrar que o câncer da próstata é uma doença que pode surgir com o envelhecimento, a partir dos 40 anos, e é um dos mais diagnosticados em homens. Eles poderiam muito bem ter aproveitado o episódio para fazer uma campanha a favor do exame, mostrando como realmente tudo funciona.

Vale lembrar que o seriado A Diarista começou o ano de 2007 sofrendo grandes críticas por levar ao ar um episódio que causou indignação à comunidade árabe. (para ler mais sobre o caso clique aqui)

Vamos esperar para ver como será a repercussão pública deste episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário