terça-feira, 2 de outubro de 2007

Acirra briga entre Globo e Record

Está cada vez maior a briga entre a emissora dos Marinho e de Edir Macedo
Na semana passada, a Record News entrou no ar. Desde então, uma série de polêmicas tem surgido sobre a emissora de Edir Macedo. Uma delas afirma que a Rede Globo tentou impedir o lançamento do canal de notícias na última quinta-feira.

Ontem, no Jornal da Record, Celso Freitas leu um editorial que afirma exatamente a posição da emissora da Igreja Universal sobre a concorrente Globo.

"Afinal, por que a Rede Globo teme tanto a Record News?", questiona a nota, enumerando, em seguida, as supostas razões. A primeira seria porque o Globo News, por ser um canal pago, se sentiria ameaçado com a perda de assinantes. A segunda, o temor da concorrência de um outro canal fornecendo notícias de "melhor qualidade". E o terceiro o medo da perda do "monopólio".

"Só podemos extrair algo bom dessa atitude vergonhosa da Rede Globo: é a certeza que o país mudou", diz o editorial, lembrando ainda um episódio da década de 60, no qual a Rede Globo teria falsificado documentos. "O monopólio da informação é um câncer para o Brasil", encerra a nota. (Folha Online)

A Rede Globo enviou um comunicado à imprensa falando sobre a nota lida no Jornal da Record.

"O público que assistiu hoje à noite à Rede Record foi desrespeitado pelo uso de suposto espaço jornalístico para a defesa de interesses particulares e inconfessáveis.

As denúncias ali apresentadas são calúnias requentadas; todas já desmoralizadas pela Justiça. Assim como são fantasiosas as alegadas articulações para coibir os negócios da Record.

Os poderes constituídos da República têm isenção e independência para agirem por livre iniciativa.

A TV Globo valoriza a concorrência porque ela reforça nossa filosofia de sempre aprimorar o nosso trabalho.

Também, quanto maior é a competição, mais valiosos são os resultados de audiência, que evidenciam a ampla preferência do público pela nossa programação.

Neste caso, estamos apenas acompanhando a interpretação da legislação para avaliar nossas opções no futuro.

Esse ataque leviano não chega a ser surpreendente: é de se esperar que um grupo que lucra pela manipulação da fé religiosa queira também manipular a opinião pública, chamando de monopólio a escolha democrática dos brasileiros." (Folha Online)

Embora a Record tenha crescido em audiência (18% em relação ao ano passado) e a Globo tenha perdido pontos (11% em relação a 2006), como publica hoje Daniel Castro na Folha, a emissora de Edir Macedo ainda está longe da rede dos Marinho. Em setembro, a média diária da Globo foi de 18 pontos contra 7 da Record e 5,9 do SBT.

Exemplos

Na média por horário no fim de semana, segundo o blog ÉpocaEstado:

Sexta-feira
Manhã Globo 8 x Record 6 x SBT 6
Tarde Globo 16 x Record 5 x SBT 6
Noite Globo 37 x Record 8 x SBT 4 empatou com a Band

Sábado:
Manhã Globo 7 x Record 3 x SBT 8
Tarde Globo 14 x Record 7 x SBT 6
Noite Globo 31 x Record 9 x SBT 4 contra 3 da Band

Domingo:
Manhã Globo 9 x Record 5 x SBT 4 x Band 8
Tarde Globo 20 x Record 10 x SBT 8
Noite Globo 22 x Record 14 x SBT 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário