domingo, 27 de abril de 2008

Emissoras fazem da cobertura do Caso Isabella Nardoni uma telenovela

Domingo, 20 de abril de 2008, pela primeira vez o pai e a madrasta de Isabela Nardoni, morta de forma misteriosa no final do mês passado, falaram sobre o caso para o repórter Valmir Sallaro, no Fantástico, da Globo. Depois de muito anunciar a matéria, o programa exibiu em duas partes a entrevista feita com apenas uma câmera.


O resultado se viu na audiência: desde abril de 2007, o dominical não atingia resultados tão bons (33 pontos de média, com 42 de pico, segundo dados do Ibope). Nos últimos meses, o Fantástico vem sofrendo para conseguir uma média parecida com a de seus tempos áureos, quando ultrapassava facilmente os 30 pontos.

Este é somente um exemplo da cobertura sensacionalista que a mídia brasileira tem feito sobre o caso. De jornais conceituados a programas de auditório popularescos, o respeito e o bom senso se perderam entre os estimados pontos do Ibope.

Luciana Gimenez, da Redetv!, após sua "triunfal' entrada no estúdio do "Superpop" aos gritos de uma platéia estática, olha de maneira séria para a câmera e anuncia, através da legenda, que irá, ao lado de Marcelo Rezende, tentar desvendar o "Caso Isabella". No final, enquanto a equipe, provavelmente, comemorava os ótimos resultados de audiência, Luciana pediu para que o presidente da República não deixasse o caso sem um final justo.

A Band e a Record também possuem motivos para comemorar. Datena e seu "Brasil Urgente" (Band), Luciano Faccioli e o "São Paulo no Ar", e o "Balanço Geral", de Geraldo Luis, ambos da Record, não cansam de repetir as mesmas informações, tentam criar novidades e entrevistam qualquer pessoa que queira dar sua opinião sobre os últimos acontecimentos. O resultado se vê nos números. A audiência dos telejornais, de maneira geral, cresceu 46% na primeira quinzena de abril."Eu faço um jornalismo sério", dizia, talvez com dor na consciência, o incansável apresentador Geraldo Luís, do Balanço Geral, que acaba de renovar seu contrato com a emissora da Barra Funda.

Sonia Abrão, da Redetv!, também viu os resultados de seu vespertino "A Tarde é sua" crescerem. Durante as três horas diárias em que está no ar, a apresentadora não cansa de ouvir a opinião de seus convidados sobre o tema, além, é claro, de exibir matérias em que a revolta do povo é demonstrada com gritos efusivos para a câmera.

A cobertura do caso "Isabella" ganhou ritmo de telenovela. Mocinhos e vilões são seguidos durante todo o tempo, os telespectadores acompanham com ansiedade cada nova revelação, torcem por um final justo, digno de último capítulo. Para as emissoras de tv, a novela ainda poderá render bons frutos de audiência, pelo menos até que a próxima tragédia aconteça e tome o lugar que hoje é de Isabella e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário