sábado, 11 de setembro de 2010

Quando vale a pena viajar

É claro que viajar é fazer turismo, tirar fotos e comprar imãs de geladeira. Mas eu percebo a cada viagem, que tudo só vale a pena quando aprendemos alguma coisa durante os nossos passeios.

E isso vai muito além de conhecer a história ou a geografia do local que visitamos.

Nestas minhas últimas viagens eu aprendi muita coisa.

Aprendi a ter que descobrir caminhos sozinho e ter cara de pau de conversar com pessoas que eu nunca vi. Talvez esta seja a melhor parte de viajar sozinho. Você se vê sem ninguém em um lugar estranho e é obrigado a tentar ser entendido pelos outros que nem falam a sua língua. E no momento de solidão, quando você menos percebe já está rodeado de novos amigos, que, na maioria das vezes, só estarão do seu lado naqueles dias.

Por mais que você nunca tenha olhado um mapa, quando você viaja, você começa a entender as ruas, os bairros e descobrir novos caminhos. Ir além do que o guia nos oferece. Aprendi a andar a pé sem preguiça. A tirar fotos de detalhes que passariam despercebidos.

A viagem só vale a pena quando deixamos de lado nosso preconceito e encaramos a realidade do lugar que conhecemos. Seja sentando em uma mesa rodeado de pessoas da cidade para almoçar uma comida típica, seja tirando a armadura a favor de novas aventuras.

Sozinho ou acompanhado, a viagem também é uma ótima forma de aprender a administrar o seu dinheiro. Você não pode gastar além daquilo que você planejou, mas também não deve deixar de sair para conhecer os lugares somente para guardar seu dinheiro, afinal, você não sabe se esta será sua única vez no lugar.

E quando viajamos com amigos é a melhor forma de descobrir se esta é ou não uma amizade verdadeira. É só convivendo 24 horas para saber se aquela imagem ótima do seu amigo não será destruída em pouco tempo.

Nas viagens nós aprendemos a conviver com os outros, a respeitar o espaço de cada um, a não invadir a privacidade de ninguém, a entender as diferenças e a dividir os melhores momentos da sua vida.

Viajar é estar independente, não ter compromisso sério, não usar relógio, esquecer que as horas passam, eliminar o computador, a televisão e os jornais da sua vida.

Viajar é aprender a planejar, economizar, sonhar, conhecer o mundo, sentir-se apaixonado por cada rua, casa, rosto que conhece.

Quando você sente tudo isso depois de uma viagem, independente de ter sido curta ou longa, para longe ou perto, é porque realmente valeu a pena.

E todas têm sido assim. As melhores companhias, o melhor companheiro de mochilão, às vezes só a minha companhia, os melhores amigos, os maiores sonhos realizados e a melhor vontade de todas: abraçar o mundo antes que ele nos abrace.

2 comentários:

  1. Ai companheiro, demais! Adorei a sua definição de viagem... aprendi nessas minhas viagens que existem dois tipos de viajantes: o turista e o "viajeiro". Nós somos esse último, pois nos infiltramos na cultura local, adotamos uma nova terra que ganha espaço no nosso coração!!! E bora pra outra!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adolfo. Tudo bem?

    Aproveitando o tema viagem do seu post, gostaria de compartilhar com você uma dica!

    A cia. aérea KLM está com uma campanha, que vai até domingo 19/09, que permite que você customize tags de bagagem com fotos, desenhos ou qualquer outra imagem que você quiser, GRATUITAMENTE!

    Para fazer as suas basta acessar o hotsite: www.baggagelabel.klm.com ou a Fan Page do Facebook http://www.facebook.com/home.php?#!/KLMBrasil?v=app_7146470109, seguir as instruções e você receberá as etiquetas em sua casa!

    Aproveite o final de semana para fazer!

    Se tiver alguma dúvida, me avise!
    Meu nome é Annia Vuolo e sou da Edelman, agência de comunicação digital da KLM.
    E-mail: annia.vuolo@edelman.com

    Abraços!

    ResponderExcluir