domingo, 8 de novembro de 2009

Cinco motivos para amar São Paulo - Parte 1

Vou fazer uma pausa no Rio de Janeiro para falar de São Paulo. Sem praia, com pouco verde e cheio de gente, esta cidade não é somente o caos que todo mundo imagina. Por aqui também há muita coisa boa para fazer. Então, resolvi criar listinhas com algumas dessas coisas.

Para começar, resolvi falar da parte consumista de São Paulo. Os shoppings e as ruas que fazem milhões de pessoas saírem de casa todos os dias.

1 - São Paulo tem rua pra tudo

Não importa o que você quer, você vai encontrar. Tem a rua das noivas (São Caetano), a dos instrumentos musicais (Teodoro Sampaio), de eletrônicos e informática (Santa Ifigênia), moda barata (José Paulino), de lustres e luminárias (Consolação) e até de ferramentas (Florêncio de Abreu).

2 - 25 de março

Agora, imagine uma rua que misture todas as ruas. Essa é a 25 de março. Tudo o que você quer você encontra lá. Enfeites de Natal, confete para carnaval, fantasia, bijuterias, brinquedos, roupa, adesivos, eletrônicos (verdadeiros e falsos), cintos, carteiras, lingerie, acessórios, utensílios de cozinha. Enfim, tudo que você quiser em qualquer época do ano.

3 - O Mercadão de São Paulo

Construído entre 1926 e 1932, o Mercado Municipal, localizado no centro de São Paulo, é um dos locais mais tradicionais da cidade. Com mais de 12 mil metros quadrados, 14 mil pessoas circulam por lá por dia. É tanta comida boa, que cerca de 350 toneladas de alimentos passam pelo local diariamente. Frutas, azeitonas e todos os tipos de queijo. E mesmo se não for comprar, prepare-se para experimentar muita coisa.

4 - O famoso sanduíche de mortadela

Tambem está no Mercadão, um dos pratos mais típicos de São Paulo. Com queijo e tomate seco, ou apenas com os 300g de mortadela, mais de 1000 sanduíches são consumidos por dia no local. Isso sem contar, o também tradicional pastel de bacalhau. Agora, se você pretende ir em um fim-de-semana é bom ter paciência para esperar na fila e também para arranjar lugar para sentar.

5 - O melhor lugar para comprar

São quase 10 mil lojas instaladas nas dezenas de shoppings de São Paulo. O primeiro deles, também no Brasil, o Shopping Iguatemi, tradicional ainda hoje, foi inaugurado em 1966. Depois dele vieram muitos outros... West Plaza, Ibirapuera, Center Norte, o mais visitado no Brasil, talvez pelo fato de não cobrar estacionamento, Morumbi, Shopping D, Interlagos, Aricanduva e os mais recentes Higienópolis, Bourbon e Cidade Jardim. Sem contar os que estão ligados ao metrô, o que facilita a vida de quem não possui carro, como é o caso do Santa Cruz e do Tatuapé. Atualmente, além de serem os lugares prediletos dos paulistanos fazerem compras, os shoppings também possuem teatros e casas de show.

3 comentários:

  1. Puxa saco, puxa saco.... mentira, tb gosto de São Paulo, mas pode olhar sua listinha, tudo engola o quê? Dinheiro! Nessa cidade o que tem de bom depende só e exclusivamente de dinheiro!

    ResponderExcluir
  2. Mas voltando ao assunto, São Paulo é muito especial por reunir o mundo todo aqui... acho que a maior atração da cidade é a culinária. Isso sim é de fazer inveja a qualquer cidade, e a muitas até do mundo!

    ResponderExcluir
  3. Não sou boa para falar sobre amor a São Paulo, mas gostei do seu texto! Bons pontos e super bem escrito, por sinal. Beijoos

    ResponderExcluir